PERFIL DO CAVALO DE PASSEIO

O cavalo de passeio tem como finalidade básica proporcionar o lazer da equitação com o máximo de conforto, confiança e descontração. Este trinomio sintetiza o perfil do cavalo de passeio:

Conforto, que é possivel ser sentido em sua plenitude quando se monta um autentico marchador, apresentando andamento de qualidade em qualquer uma das tres modalidades da marcha pura – picada, centro ou batida classica. Alem do atributo principal da marcha pura, de deslocamentos bem dissociados, o cavalo de passeio tambem deve ser bem adestrado, respondendo prontamente aos comandos suaves de redeas, e sempre bem disposto para marchar com boa progressão. O bom adestramento e o temperamento ativo têm relação direta com o conforto.

Confiança, sentida quando se monta um animal de bom temperamento, bem adestrado, de andamentos equilibrados – passo, marcha e galope, pois todos os andamentos e suas variaveis, de acordo com a velocidade, podem ser solicitados ao longo de um passeio. O primeiro sinal de confiança no cavalo (ou égua) de passeio é quando este permanece quieto para ser montado, em especial pelos iniciantes na equitação.

Descontração – A descontração pode ser entendida como o próprio lazer proporcionado pelo cavalo de passeio. Sem o conforto e a confiança o cavaleiro (ou amazonas) não sentirá descontração.

O cavalo de passeio proporciona elo de integração social - entre familiares, amigos e as comunidades da região do passeio -, e integraçao ecológica, pois não é “veiculo” poluente e possibilita acesso a locais de beleza natural exuberante, inacessiveis aos veiculos motorizados.

Geralmente, o cavalo de passeio é bem cuidado e bem apresentado pelo seu dono, que o cavalga com orgulho e vaidade. Os cuidados rererem-se a boa condição fisica, em termos de peso e trato do pêlo. A apresentação refere-se à beleza e limpeza do arreamento.

No Haras do Mosteiro os cavalos de passeios e cavalgadas representam a principal atividade. Praticamente a cada final de semana os proprietarios de cavalos hospedes, ou qualquer pessoa que desejar visitar o haras, têm o privilegio de cavalgar bons animais em uma região de beleza impar, exotica, alem de saborear a agradavel companhia dos donos do Haras do Mosteiro, o casal Luis Augusto e Renato.

* Texto escrito pelo Zootecnista Lúcio Sérgio de Andrade 


Home
/ Voltar